Porque é que os leitores do meu blog não voltam mais?

Porque é que os meus leitores não voltam mais?

A taxa de rejeição de um blog é geralmente bastante elevada. Muitos blogueiros perguntam “porque os leitores do meu blog não voltam mais?”

Blogueiros iniciantes gostam de números, vibram com as visitas que começam a chegar, mas depois de um tempo aprendem a usar o Google Analytics e notam que suas visitas não ficam mais do que um minuto no blog e geralmente não voltam.

Isso é um pouco desanimador, você escreve um texto com boa vontade, boas ideias, e ninguém para ler. Seguem algumas dicas práticas para diminuir a taxa de rejeição do seu site ou blog.

Origem das Visitas

diminuir taxa de rejeiçãoTodos os blogueiros gostam de conhecer a origem das visitas, a fonte de tráfego, qual site, qual palavra está sendo digitada no Google, e todo o resto das informações. Queremos conhecer nosso visitante, saber quem ele é, para tratá-lo bem. Entretanto, muitas vezes nos descuidamos por olharmos demais as estatísticas e mudarmos pouco para melhorar.

Se as pessoas encontram o seu blog nos motores de busca como “ganhar dinheiro de forma fácil” e seu blog não fala especificamente sobre isso, por que não escrever artigos sobre esse tema? Se seu blog contém só um artigo muito breve sobre ganhar dinheiro online, talvez você tenha que procurar novas formas de ganhar dinheiro, ou contar mais do que você sabe. As pessoas gostam de informação, e informação rápida e direta. Se o leitor sentir que não vai encontrar o que ele precisa lá nos 5 primeiros segundos da visita ao blog, ele sairá.

Tire proveito das estatísticas. Não basta só olhar. É preciso agir.

Instale o Google Analytics no seu site ou blog ou o JetPack para WordPress para controlar as suas estatísticas do seu blog e comportamento das suas visitas.

Empatia

Empatia é muito importante. Empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro, sentir e ver o que o outro sente e vê. Por isso, ao invés de ser sempre o autor do seu blog, sugiro que seja o visitante. O que você gostaria de encontrar no blog? O que o faria voltar lá? Visite outros blogs e registre suas sensações.

Provavelmente a maioria dos leitores não gostaria de um blog:

  • em que eu preciso descer muitos anúncios para encontrar o texto;
  • no qual o fundo e o texto são claros ou escuros demais;
  • que tem pop-ups;
  • que está sempre a vender alguma coisa;

Anote tudo! Seja o mais crítico dos blogueiros ao visitar um blog. Agora pegue suas anotações e compare com o seu blog. Ele é um blog agradável? O conteúdo é interessante? As pessoas geralmente se interessam por isso ou é um gosto exclusivo seu? Essa tática sempre funciona.

Ponha-se no lugar do outro e você verá o que não costuma ver e talvez encontre onde está errando.

Paciência

paciencia ganhar dinheiro blogQuase todos os que querem ganhar dinheiro na Internet têm uma ânsia muito grande no começo e enchem os sites e blogues de anúncios, promovem produtos sem nexo como um e-book sobre amamentação em inglês num blog de jogos e esquecem do objetivo inicial do blog. Sobre o que eu escrevia mesmo? Por que eu parei de escrever? Para tentar ganhar dinheiro?

Os visitantes não aparecem num blog, muito menos voltam, para te ajudar a ganhar dinheiro ou procurar produtos em anúncios do seu blog. O clique em publicidade é algo quase que inconsciente. Se o anúncio se refere a um assunto no qual ele já estava interessado, por que não clicar? Continue escrevendo sobre o que sempre escreveu, da melhor forma que puder, e coloque as formas de lucrar em segundo plano – o que não quer dizer desprezar -, as coisas boas virão, espere. Paciência é uma virtude.

E é isso, se eu fosse um visitante e você um autor paciente, que se preocupa com o que os visitantes pensam e com o que eles procuram, pode ter certeza que eu voltaria ao seu blog sempre que houvesse um artigo novo.

Sobre Diogo Gomes

Farto de trabalhar para os outros e insatisfeito com a vida que tinha,… procurou alternativas na internet.

Hoje trabalha 100% a partir de casa, sem horários, com férias ilimitadas e rendimentos ilimitados.

Apaixonado por ciências exactas, programação, internet, viajar, festas, conhecer pessoas, bilhar, mar, queijo e chocolate

Siga-me no

Porque Você Nunca Irá Ter Sucesso Online

Subscreva este blog:

...e Receba Grátis o Livro Best-Seller
"Porque Você Nunca Irá Ter Sucesso Online"

Marcado com: , , , , , , ,
3 comentários sobre “Porque é que os leitores do meu blog não voltam mais?
  1. Olá Diogo,

    Fantástico o teu artigo!
    Continua com este fabuloso trabalho, o teu blog é um sucesso

    Cumprimentos,
    Fábio Pinheiro

  2. muito boa essas dicas vlw

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Arquivo